Tendo em vista a alta expertise em tricologia, Dra Débora Cadore e a Dermatológica Clínica Médica são referências em saúde dos cabelos e do couro cabeludo. Conheça os exames e tratamentos de ponta.
Tratamentos Capilares
Diagnóstico
O correto diagnóstico das doenças do cabelo é um dos pontos focais da atividade profissional de Débora Cadore, com reconhecida excelência, quando o assunto é tricologia. Na Dermatológica Clínica Médica, os pacientes têm acesso a essa trajetória especializada, numa infraestrutura de alta qualidade e com equipamentos e exames de ponta.
Check up capilar
É uma dinâmica idealizada pela Dra Débora Cadore para atender pacientes que precisam investigar queixas capilares. Trata-se de um conjunto de exames que permite uma análise completa e detalhada do couro cabeludo e dos cabelos. O processo é acompanhado de uma consulta que também avalia tratamentos prévios, doenças associadas, histórico familiar, possível condição de estresse, alémda rotina de cuidados com os cabelos, alimentação e sono. Tudo para uma análise assertiva, que serve tanto para o diagnóstico de enfermidades, quanto para o monitoramento do tratamento.
Pull Test
Nesse teste, é realizada uma tração, puxando-se uma mecha de cabelos. Caso o paciente perca mais de 10% da amostra, trata-se de um resultado positivo. Nesse caso, os cabelos são estudados com microscópio
Tricoscopia
Um exame rápido, não invasivo e indolor feito no consultório dermatológico com o uso de um foto videodermatoscópio com o objetivo de estudar o couro cabeludo e a haste capilar. Com aumentos de 20 a 700 vezes, permite o estudo microscópico das hastes pilosas e do couro cabeludo, com e sem luz polarizada.
Tricograma
É coletada uma amostra de fios, diretamente do couro cabeludo que dá base ao estudo microscópico da haste do cabelo. Com isso, é possível quantificar o percentual de cabelos em fase de queda e crescimento. Da mesma forma, as hastes são classificadas por diâmetro, bem como avaliadas quanto a possíveis alterações genéticas ou adquiridas.
Exame de luz polarizada da haste do cabelo
Algumas doenças raras são identificadas pela detecção de alterações nas hastes de cabelos, quando eles são submetidos à luz polarizada. É, portanto, um exame valioso para diagnóstico correto de enfermidades do couro cabeludo.
Exame de integridade da haste do cabelo
Uma lente de aumento de até 700 vezes é utilizada, de forma associada ao Tug Test. É um processo em que são verificadas a integridade da cutícula – parte mais externa do fio -, além da presença de alterações no córtex.
Biópsia do couro cabeludo guiada pela tricoscopia
Muitas vezes, esses procedimentos são necessários para entender, com precisão, o caso específico daquele paciente. Quando o processo é guiado pela tricoscopia, fica viável localizar qual a área do couro cabeludo é a mais indicada para realização da biópsia.
Análise dos cabelos perdidos espontaneamente
É uma investigação muito útil para verificar a causa da queda de cabelo, bem como a eficiência de tratamentos realizados para seu combate. Trata-se de uma avaliação microscópica dos cabelos que o paciente perde, no dia a dia. O foco é compreender em que fase do ciclo capilar estão esses fios em queda.
Procedimentos terapêuticos
A aplicação de alta tecnologia aos tratamentos dermatológicos é outro grande eixo norteador da carreira de Débora Cadore. O estudo e a paixão pelos resultados promovidos pela inovação na prática do consultório e na realização dos procedimentos começou pelo aperfeiçoamento em métodos altamente tecnológicos, como a tricoscopia e a microscopia confocal. Foi um caminho sem volta que faz de aparelhos e ferramentas inovadores aliados para o melhor atendimento aos pacientes, com impressionantes índices de precisão diagnóstica.
Fotobioestimulação
O uso dos lasers de baixa potência e dos LEDs estão entre os cases de sucesso aplicados pela Dra. Débora Cadore, nessa área de tecnologia terapêutica para o tratamento de alterações capilares. A bioestimulação é não invasiva , livre de drogas e se mostra eficaz na ativação do crescimento dos cabelos. Estudo cienífico aponta que fotobioestimulação promove a ativação das células-tronco foliculares e também atua prevenindo o envelhecimento dos fios. Por isso, os pacientes da Dermatológica Clínica Médica são tratados com o suporte de equipamentos como o Bulge, que possui o LED vermelho, azul e amarelo; o laser de baixa potência de diodo 650 nm e o Laser IR 808 nm. É a funcionalidade dos lasers de baixa potência e dos LEDs aplicada de acordo com protocolos individualizados, que levam em consideração as necessidades específicas de cada caso.
Imunoterapia com difenciprona
A imunoterapia aplicada à terapêutica capilar consiste, basicamente, em provocar, no paciente, uma reação alérgica ao uso da difenciprona, uma substância produzida em laboratório. A prática vem se mostrando eficaz no combate à alopecia areata, uma doença inflamatória que provoca perda de cabelo. Isso porque o uso da difenciprona é associado a aplicação direta, no couro cabeludo, de um produto para “enganar” o sistema imunológico. Dessa forma, o organismo ataca a substância laboratorial, no lugar do cabelo. O tratamento tem duração específica, de acordo com cada caso, mas os resultados costumam ser visíveis a partir da oitava sessão.
Mesoterapia capilar ou intradermoterapia
A base desses procedimentos é a injeção de substâncias específicas, para o tratamento de alterações no couro cabeludo ou na haste capilar. A dutasterida é um dos princípios ativos utilizados, que atua reduzindo o processo de afinamento dos fios decorrente da calvície. Nos casos de uso do blend capilar, ocorre a estimulação do crescimento dos fios de cabelo. Também podem ser utilizados anti-inflamatórios, como a triancinolona, e o minoxidil, indicado contra a calvície hereditária. Tudo depende do objetivo a atingir e da criteriosa avaliação médica a que os pacientes são submetidos na Dermatológica Clínica.
Microagulhamento + drug delivery
No microagulhamento, são realizadas perfurações no couro cabeludo previamente anestesiado, estimulando à produção de novos fios. Isso acontece porque o trauma causado pela agulha aumenta a vascularização e ativa a WNT, a via responsável por iniciar novos ciclos capilares. Um processo que ainda pode ser impulsionado a partir dos tratamentos com feixes de luz vermelha e infravermelha (LED). Outro interessante resultado da técnica é o chamado drug delivery. Trata-se da potencialização do processo de absorção dos cremes e loções aplicados durante o tratamento.
Radiofrequência microagulhada capilar
Esse tratamento é realizado com o auxílio de um aparelho cuja ponteira individualizada porta 91 agulhas banhadas a ouro. Elas penetram no couro cabeludo automaticamente, liberando a energia da radiofrequência, numa profundidade que varia entre 1 a 1,5 milímetros. Esse processo tem como resultado a formação de vasos sanguíneos e a ativação de células e genes relacionados ao surgimento de novos cabelos. Numa segunda etapa, também é realizada a técnica drug delivery, com aplicação de ativos de estimulação capilar, que também aumentam a absorção dos medicamentos associados ao tratamento.
Infiltração Robótica
Procedimento também realizado via equipamento com ponteira, no qual 9 agulhas realizam microagulhamento e infiltração de medicamentos, após limpeza e anestesia do couro cabeludo, num procedimento incluso no conceito de drug delivery. O trauma provocado pelas agulhas ocasiona a liberação de fatores relacionados ao crescimento capilar, num processo associado, posteriormente, ao LED azul, vermelho e amarelo, bem como ao laser de baixa potência, prolongando a fase de crescimento e aumentando a espessura dos fios.
Botox no recrescimento capilar
A toxina botulínica é uma auxiliar no combate à alopecia, principalmente na ocorrência da chamada alopecia androgenética, quando o cabelo vai ficando fino e cai aos poucos em torno da coroa da cabeça. As alopecias cicatriciais também podem ser beneficiadas com a aplicação da toxina botulínica no couro cabeludo, devido a capacidade da mesma de melhorar o aspecto da cicatriz. A toxina botulínica também possui um efeito anti inflamatório. Doenças inflamatórias que atingem o couro cabeludo, por exemplo a rosácea, também se beneficiam do uso desta arma terapêutica.
Fios de PDO para tratamento de Alopecia
Os fios de polidioxanona, mais conhecidos como fios de PDO, são fios de uma material é absorvível, portanto, o organismo faz a sua hidrólise, quebrando e dissolvendo essa substância. E conforme esse processo vai acontecendo gera também o estímulo de colágeno, novas fibras de colágeno e novos vasinhos de sangue. Esta formação de novos vasos sanguíneos melhora o aporte de sangue e nutrientes nos folículos pilosos. Os trabalhos mostram que os fios de PDO estimulam o recrescimento capilar nas alopecias.