Mitos e verdades sobre os cabelos na gestação: o que precisamos saber!

Se durante a gravidez os cabelos chamam a atenção pelo brilho e volume, deixando as gestantes ainda mais iluminadas e belas, algumas semanas depois que o bebê nasce, os cabelos passam a ser tema de medo e de aflição. “Isso acontece porque a gestação prolonga a fase de crescimento dos cabelos, conhecida como anágena, e consequentemente há um menor percentual de cabelos em fase de queda. Durante a gestação eles permanecem por mais tempo na cabeça e caem menos: conclusão maior quantidade de cabelos”, explica a dermatologista Débora Cadore.

Algumas mulheres também notam que os cabelos ficam mais brilhantes ou que mudam de estilo (ficam mais lisos ou mais crespos).

Após o nascimento do bebê, a realidade pode ser exatamente oposta: com o nível de alguns nutrientes muito mais baixo (é super comum ocorrer uma anemia após o parto), e um maior percentual entrando em fase de queda (todos aqueles fios não perdidos durante a gestação caem quase que simultaneamente no pós parto), os cabelos parecem despencar do couro cabeludo .

A queda de cabelo no pós-parto é um evento esperado que aconteça e afeta praticamente todas as mulheres que estão ou não amamentando.  Geralmente tem seu início no terceiro mês após o nascimento do bebê e pode ser amenizada e ter sua duração encurtada com a ajuda de um médico especialista.

Uma ótima notícia é que muito pode ser feito para amenizar este quadro. A dermatologista Débora Cadore dá algumas dicas para as mamães:

 

  • Uma boa alimentação ajudará a repor nutrientes deficientes nesta fase, muitas vezes vale à pena fazer as dosagens sanguíneas;
  • Evitar o uso excessivo de secador de cabelos e chapinhas diminui a queda pela quebra dos fios;
  • Se a queda estiver exagerada vale à pena procurar um médico especialista: medicações orais, tópicas e tratamentos de consultório podem amenizar a queda e fazer com que o recrescimento ocorra mais rápido.

 

 

E o grande mito de que se a mulher amamentar perderá mais cabelo no pós parto? É verdade? De acordo com a médica: não!Inclusive há um estudo que mostra que a mulher que amamenta perde menos cabelo que a que não amamenta”, explica. O que acontece é que no pós parto, todos os cabelos que ficaram em fase de crescimento durante a gestação cairão. O quadro tende a se normalizar espontaneamente.